O ser humano traz em si infinitas possibilidades, características e informações adquiridas com todas as suas experiências pessoais e profissionais durante sua existência.

É certo que um dos atributos mais necessários nos ambientes profissionais é o relacionamento interpessoal. Se for bem estimulado, tanto a empresa quanto seus colaboradores sairão ganhando, pois se há um clima de harmonia e cooperação no ambiente profissional, ganha-se agilidade, produtividade, realiza-se bons negócios e a entrega acontece nas datas previstas, deixando os clientes satisfeitos e a empresa com seus indicadores favoráveis, gerando lucro.

Quando se tem relações interpessoais bem trabalhadas nas empresas, consequentemente percebe-se maior colaboração entre as áreas, produção ativa e qualidade no trabalho desenvolvido. O colaborador recebe capacitação profissional, autoconhecimento, qualificação, agregando valores em sua vida pessoal e profissional. Todos ganham nesse processo: empresa e colaboradores.

Mas, como conseguir desenvolver relacionamentos proveitosos e harmoniosos no ambiente profissional, com pessoas que não conhecemos e às vezes, que não temos muita afinidade?

Sabemos que pessoas são diferentes, possuem valores, formação, costumes, ideias diferenciadas em função das gerações Baby Boomer, X, Y, Z, Millenium, o que gera muitas vezes conflitos nas discussões e propiciando confronto de opiniões. É necessário ter aí o que chamamos de maturidade profissional e entender qual seria a melhor solução para empresa, como um todo, utilizando a razão, conhecimento e não se deixando levar pelas emoções do momento.

É preciso evitar os conflitos nesse sentido, buscando aplicar uma comunicação assertiva, que pressupõe espaço para os dois lados se posicionarem, de forma respeitosa e sem agressividade que cause constrangimentos.

O importante é manter um bom clima de trabalho e saber lidar com a diferenças, respeitando o próximo, e colocando em seu lugar, mesmo que não concorde com sua posição.

Ser gentil, educado e manter sempre a conduta ética são comportamentos demandados ao profissional de excelência!

Se esforce para aprender com as diferenças! Isso vai te fazer crescer enquanto profissional e ser humano e fortalecerá a imagem que você está construindo na empresa. Pense nisso! Caso haja dúvidas, em relação a este artigo, não hesite em deixar um comentário abaixo.