A Comunicação e Expressão teve a oportunidade de realizar um evento em Portugal – Lisboa, em junho de 2019, direcionado ao público de Coaches, profissionais de RH e palestrantes, sobre as habilidades de comunicação, ferramentas de PNL e Coaching.

Este evento contou com a participação da querida Moema Santiago, Fonoaudióloga parceira que se tornou Coach e vem atuando em Lisboa há alguns anos.

Iniciamos com uma Roda de Conversas, propiciando reflexões e compartilhamento de abordagens em Coaching e um networking incrível.

Ao final deste evento, houve uma demanda para atendimentos de Coaching individual, e um curso direcionado para Ferramentas de Coaching, contribuindo para que os profissionais de Portugal ganhassem ainda mais instrumentos para atuarem em suas respectivas trajetórias profissionais.

 

ATIVIDADE INICIAL DE AUTOCONHECIMENTO E APRESENTAÇÃO

Abrimos os trabalhos com uma atividade de apresentação pelas características fortes e a contribuição destas habilidades para o alcance de resultados de sucesso. Cada participante recebeu um hexágono e deveria fazer o seu ACRÓSTICO – a partir das letras do próprio nome, destacar as características com aquela letra. Na sequência, cada participante foi convidado a ir à frente e apresentar-se para o grupo, apresentando-se e destacando suas características. O interessante desta atividade é que, sendo um evento aberto ao público local, possibilidades de negócios e parcerias foram construídas a partir deste primeiro contato. Cada hexágono era afixado na parede, formando uma grande teia: a teia dos relacionamentos. Viva a possibilidade de networking!

 

ATIVIDADE RODA DE CONVERSA

Esta atividade de Roda de Conversa consistia em um debate, nas mesas, sobre as habilidades de comunicação com ferramentas de PNL. Deveriam manter um diálogo e identificar os canais sensoriais dos participantes (visual, auditivo, cinestésico), além de praticarem a Escuta Ativa e manter uma comunicação assertiva!  Esta atividade funcionou como aquecimento para as próximas atividades de comunicação e coaching!

A segunda rodada, a prática de Coaching consistia em uma dinâmica de simulação, de forma que em duplas, pudessem trabalhar como Coach e Coachee, onde o Coach conduzia perguntas poderosas diante das respostas do Coachee, auxiliando-o a alcançar o estado desejado. Ótimos insights e reflexões, gerando ações dos participantes! Depois, compartilhavam os resultados da atividade na própria mesa e finalmente, com todo o grupo.

Agradecemos a incrível oportunidade de atuar em Portugal e contribuir com os participantes através de ferramentas e técnicas relevantes ao desempenho das atividades profissionais a que se dedicam!