A Comunicação e Expressão, em parceria com o SEBRAE/RJ, realizou em 2018,  um projeto sob medida para o desenvolvimento de equipes de uma instituição de ensino que tem como alguns de seus valores principais,  a valorização das pessoas e o senso de equipe.

Este projeto contou com a participação de todos os colaboradores, desde a diretoria, coordenação pedagógica, administração, equipe docente, equipe de apoio e secretaria, tendo sido realizado em três módulos, com 4 horas de duração cada um. Os assuntos abordados seguiram a integração de todos, com ferramenta de autoconhecimento e diversidade, habilidades de comunicação assertiva, feedback, gestão de conflitos, percepção, empatia,  cooperação e desenvolvimento de equipes de alta performance.

Agradecemos a confiança do SEBRAE/RJ e da diretora Cristina, pela confiança em nosso trabalho! 

 

Autoconhecimento 

Atividade:  Autoconhecimento - O início do programa levou os participantes a se autoconhecerem e a perceber as diferenças interpessoais. Através de um questionário sobre o estilo pessoal, cada participante identificou suas preferências e perfil para pensar, tomar decisões e se comunicar. A partir daí, foi realizada uma integração com foco no respeito às diferenças e percepção do estilo do outro, para fortalecer as relações interpessoais no ambiente laboral.

 

ATIVIDADE PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO EMPÁTICA

Atividade: Comunicação Empática - foco na forma de comunicação, buscando, pela empatia, comunicar-se no canal do outro para o sucesso na comunicação. Em duplas, um conduzia e o outro, sem ver o que estava construindo, deveria seguir as instruções do condutor. A pessoa que estava sendo conduzida a compor uma imagem, estava vendada, sem poder ver o que estava fazendo. O foco da atividade era chamar atenção para o estabelecimento de sintonia com o interlocutor e compreender que o que é comunicação clara para um, muitas vezes não é para o outro. Perceber as necessidades e poder adaptar-se ao outro favorece a COMUNICAÇÃO EMPÁTICA. Ao final, refletiram sobre como é difícil praticar a empatia! Outra reflexão (por parte de quem estava sendo conduzido): é preciso confiar em que está conduzindo, por isso, o condutor precisa se comunicar com clareza, transmitir segurança, ter paciência, e praticar a empatia (lembrar que o outro não está vendo!). Também, como é necessário perceber o outro, procurar adaptar a linguagem e favorecer a compreensão para evitar barreiras e alcançar resultados de sucesso.

 

TEAM BUILDING

A atividade final foi um desafio de equipe. Através de um TEAM BUILDING, atividade desafiadora, em que todos atuam juntos, em equipe, com um tempo pré-determinado (trabalho sob pressão), construindo solução para um problema em comum, os participantes se entregaram às atividades e puderam desenvolver o senso de equipe! Entre conflitos e diálogos compreenderam que de forma colaborativa os objetivos podem ser alcançados.