Já se imaginou sendo abordada pelo seu gestor, na empresa em que trabalha, informando que haverá uma grande mudança organizacional e que há necessidade de se preparar para enfrentar esse momento?

Dá uma sensação estranha, aflição, receio, insegurança.... Pode ser que a área seja reorganizada e suas atividades migrarão para outro departamento. E agora? Como fazer para se ambientar nesse novo contexto? Novas pessoas que você ainda não conhece, ninguém neste novo setor conhece você, iniciar novas “amizades”... parece um pouco complexo, mas se você olhar para esse acontecimento como uma oportunidade, vai ser mais fácil de se adaptar e automomotivar-se para o novo.

Mudança organizacional traz consigo procedimentos, sistemas, processos diferentes do que se estava acostumado em seu trabalho diário, e isso pode gerar sentimentos diferenciados como euforia ou temor, otimismo ou pessimismo, ansiedade ou timidez, como outras reações diversas.

O que se espera do colaborador é que esteja pronto para passar pelas mudanças com vontade, determinação, estímulo e profissionalismo, acreditando que a empresa também possui profissionais preparados para gerir a mudança com toda seriedade e eficácia para que, no fim da transição, tudo esteja bem e o clima esteja bem favorável para todos.

Estudiosos de carreira afirmam que vários aspectos são fundamentais para acelerar o processo de adaptação na nova área ou na nova empresa em que vai trabalhar.

Destacamos dois desses aspectos que são o diferencial para passar por esse processo de forma positiva: ter iniciativa e observar bem o novo ambiente.

Atualmente não há muito tempo disponibilizado para ambientação do novo local de trabalho. Tem que chegar marcando “território”, dando resultados, se dedicando e mostrando que veio para contribuir positivamente para seu próprio desenvolvimento e para os resultados da empresa. O profissional que tem mais facilidade para se adaptar, também é mais valorizado na empresa, por isso, ficar parado, aguardando as definições chegarem até você não é uma boa opção!

Algumas dicas para o profissional que está passando pela mudança interna no trabalho ter sucesso:

  • Use a iniciativa para se adaptar ao novo contexto, ao novo ambiente. Faça algumas perguntas, mostre seu interesse em conhecer o novo trabalho, o local, os novos colegas;

  • Observe o ambiente e tente se colocar disponível para troca de ideias. Mostre-se interessado em conhecer como funciona a equipe e como pode contribuir, mas sem exagerar. Se atente ao comportamento das pessoas. Observe como se tratam, como se vestem, como se comunicam, de forma que possa perceber a melhor forma de se adaptar ao novo contexto.

  • Seja cuidadoso com as palavras. Não fale demais, querendo impressionar os outros! Seja agradável, converse, pergunte, mas fale o necessário! Falar muito e de assuntos sem importância pode passar uma impressão ruim. Fique atento!

  • Não queira pegar todo o trabalho de uma vez para se sentir importante! Vá com calma! Lembre-se que está chegando na área e trazer para si responsabilidades demais pode ser um equívoco! Esteja disponível para fazer, mas tente aprender bem as novas tarefas e se tiver com muitas atividades, converse com o seu gestor, ele vai entender.

  • Peça feedbacks sobre seu trabalho. Esteja aberto para receber possíveis críticas. Você está iniciando um novo trabalho, é natural que cometa erros, por isso deixe seus colegas e seu gestor confortáveis para que possam apontar algo que não esteja de acordo com os processos. Aceite bem os feedbacks. É para seu desenvolvimento e crescimento.

  • Confie em você, na sua capacidade e vontade de fazer bem suas tarefas! O que não souber, busque aprender, pergunte, sem medo. Sempre há alguém por perto para ajudar!

Estamos enfrentando mudanças o tempo todo na vida. No trabalho as mudanças são constantes, por isso esteja sempre aberto a novos desafios e os veja como grandes oportunidades de melhoria na vida pessoal e profissional.

Autoconfiança, determinação e otimismo ajudam sempre nesses processos. Siga as dicas e vai conseguir passar pelas mudanças com mais leveza! Caso haja dúvidas, em relação a este artigo, não hesite em deixar um comentário abaixo.